Gestão em Rede

Por que Redes? Como se aplica na Rede Evolue?

A Rede Evolue é um projeto inovador na FIA que busca a evolução empresarial. Para tanto, nossa atuação pode ocorrer através de dois métodos distintos:

  • Soluções independentes: indicada para empresas que buscam apoio da Rede Evolue FIA em serviços de:
  • Soluções em rede: indicada para empresas que buscam sua evolução empresarial através de um conjunto de soluções conceituados como rede empresariais. Conheça o conceito e como funciona:

A ideia de redes empresariais e individuais está em nossa essência, pois todos as soluções da Rede Evolue FIA utilizam tal conceito. Assim, por exemplo, o plano empresarial traz benchmarks de outras firmas, o MBA estimula a troca entre os alunos, os CEOs interagem entre si etc. (veja nossas soluções). A concepção de rede, inclusive, torna a Rede Evolue FIA viável financeiramente para a empresa em evolução.

Vivemos em mundo formado por redes. Veja algumas das recentes transformações de nossa sociedade: Internet, mídias sociais, networking – infelizmente, até a criminalidade se tornou “rede”. A constatação é clara: as transformações recentes envolvem redes. Tais modificações advém da revolução tecnológica que remodelou a relação entre pessoas e organizações. Assim, nenhuma empresa ou indivíduo pode deixar de perceber que faz parte de redes. Vamos além: as empresas se beneficiam em muitos aspectos quando se articulam desta forma.

Assim, no mundo dos negócios atual a gestão de uma empresa não se limita mais à compreensão do negócio, da organização e de seu ambiente competitivo. Apesar disso, muitas firmas permanecem apegadas a modelos clássicos. Ainda mais grave é a premissa de que a organização é uma unidade isolada do meio. Essa “miopia” dos gestores pode gerar custos elevados.

O mundo mudou! Empresários e administradores sabem. Mas o que mudou na administração dos negócios? Pressão competitiva, globalização de mercados, exigência de clientes… Essas são condições relevantes e que os executivos têm procurado responder, mas muitos ainda estão restritos a um olhar tradicional…

Também no plano individual ninguém mais vive ilhado. O mercado de trabalho contemporâneo exige mais do que apenas formação acadêmica e experiência, pois o mundo corporativo está carregado de indivíduos com qualificações semelhantes. Assim, um importante diferencial hoje é uma boa rede de relacionamentos (o Networking). Um colaborador de alto desempenho – nos tempos atuais – é sem dúvida aquele que tem grande conhecimento técnico, mas igualmente sabe articular-se dentro e fora da empresa.


Como utilizamos o conceito da rede?

Em todas as nossas soluções. Veja a ilustração abaixo.

tabelaSITE2PSD