Entendemos, na Rede Evolue FIA, que muitos presidentes de empresas enfrentam um desafio que denominamos “isolamento do líder”. Ao tomar decisões, o CEO recorre a seus colaboradores em busca de novas visões e entendimento aguçado sobre os problemas corporativos. Ao fazê-lo, porém, se frustra ao perceber que muitos dizem apenas o que “eu quero ouvir” e não pensam “fora da caixa”. Além disso, em empresas nacionais não há pares ao redor do mundo para trocar experiências.

Tomar decisões olhando apenas seu próprio contexto é muito danoso em um mundo empresarial complexo. Como uma empresa com características semelhantes às minhas resolveria um dado problema? De que forma outros veriam minha decisão? Talvez o CEO deseje a apreciação de outro dirigente de alto nível. Muito provavelmente, também, gostaria de saber como um grande especialista enxerga o avanço da economia, por exemplo. Além disso, sabe-se que as publicações de negócios tendem a discutir empresas de porte maior que a típica firma brasileira em evolução. Precisamos de trocas de experiências em contextos próximos, mas não concorrentes.

Foi pensando nesta problemática que a Rede Evolue FIA desenvolveu o módulo “CEO Networking”. No grupo de aproximadamente 10 empresas não concorrentes da rede estabelece-se forte intercâmbio entre os presidentes e workshops com keynote speakers. Tais intercâmbios ocorrem da seguinte forma:

  • Quatro vezes ao ano o grupo de CEOs se encontra em um workshop com um grande especialista acerca de um determinado tema. Trata-se de uma oportunidade única de estar frente a frente com um expert de mercado em um petit comité. São temas como Tendências da Economia Brasileira, Sucessão Familiar, Liderança etc. Fora da rede, como é sabido, estes encontros são bastante caros.
  • Estabelecimento de uma rede on-line altamente segura e eficiente de troca de experiências por meio do software Enterprise Brain. É um intercâmbio livre, via internet, o tempo todo. O software é personalizado e sigiloso ( Saiba mais sobre o Enterprise Brain ).
  • Estímulo para que, voluntariamente, os CEOs se encontrem para conversar. Possivelmente, até negócios podem ocorrer …